O Delegado Bergmann visita, em Pelotas, o 9º BIMtz

     O 9º BIMtz (Batalhão de Infantaria Motorizado) - Regimento Tuiuti – Pelotas RS - celebrou no dia 12 de janeiro, às 19h a passagem de seu 102º aniversário. A unidade foi criada em decorrência da Lei 1.860, de janeiro de 1908, que determinou a organização do Exército Nacional. Foram seus remanescentes o 4º e o 31º BI, conhecidos respectivamente como O Vanguardeiro e O Talentoso.

     A primeira sede provisória do Regimento foi na vila Santiago do Boqueirão. As demais foram em Rio Pardo, à margem do rio Taquari, Rio Grande e finalmente Pelotas.

     O quartel que hoje existe na avenida Duque de Caxias foi construído a partir de 1922.

     Em 23 de junho de 1966, ainda sob a denominação de 9º RI, a unidade passou a se chamar também Regimento Tuiuti, por ter um de seus elementos formadores, o 4º Batalhão de Linha, participado da Batalha de Tuiuti. Nos anos seguintes, 1970 e 1972, houve a transformação para 9º Batalhão de Infantaria e 9º Batalhão de Infantaria Motorizado.

     Participaram da solenidade ontem o comandante da unidade, Tenente-Coronel Márcio Machado de Melo, além de militares, autoridades civis e convidados. Os Senhores Roberto Paulo Hanke e Johny Calegaro, respectivamente, Diretor Superintendente e Assessor de Comunicação Empresarial da ECOSUL, receberam o diploma de Amigo do Batalhão.

     Estava presente à solenidade o nosso Delegado Bergmann, que nos idos anos de 1966 e 1967, cumpriu o serviço militar constitucional nesta gloriosa unidade militar do Exercito.

     Após a solenidade militar, o nosso Delegado teve contato com os militares que compõe o Estado Maior da Unidade, autoridades civis, e militares da reserva onde conheceu o General de Brigada João Taceli Finamor Machado, Esguiano da turma de 2000, que já esteve na liderança da Representação da ADESG em Pelotas.

     A Adesg do ES registra nesta notícia a alegria e carinho como nosso Delegado foi recepcionado pelo Comandante Márcio Melo e demais autoridades.