PARTICIPE DE UM CEPE DA ADESG – ES

   
O QUE É UM CEPE
       É o CURSO DE ESTUDOS DE POLITICA E ESTRATÉGIA realizado pela Delegacia da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra no Estado do Espírito Santo em Vitória e em cidades onde haja Representações.

     O CURSO visa propiciar aos seus estagiários a divulgação dos ensinamentos do Pensamento Estratégico da Escola Superior de Guerra (ESG) e a realização de pesquisas e planejamento relacionado com a conjuntura Regional, Estadual e Nacional, tendo em vista o Desenvolvimento e a Segurança Nacionais, além de propiciar o intercâmbio de conhecimentos e a prática de trabalho em grupo.

     Ano após ano, os CURSOS DE ESTUDOS têm contado com estagiários de elevados níveis profissionais, intelectuais e culturais das mais diversas especializações.

     Objetivando manter esse alto nível, a Delegacia da ADESG neste Estado está aceitando, a partir de março até junho do corrente ano, indicação de candidatos apresentados por Órgãos Governamentais, Empresas em geral e, em particular, por Adesguianos, desde que satisfaçam as condições do item 05.

01 - OBJETIVOS
       Propiciar aos participantes a realização de estudos, pesquisas e planejamento, abrangendo a conjuntura regional, estadual e nacional, tendo em vista a Segurança e o Desenvolvimento Nacionais, compatibilizando-os com a Justiça Social.

02 - FASES DO CURSO
  A – Preparatória
     Visa proporcionar aos Estagiários conhecimentos sobre a ADESG, suas atividades em geral e, em particular, seus CURSOS DE ESTUDOS, principalmente no que diz respeito à organização, funcionamento, metodologia e fins, mediante leitura de textos distribuídos, debates e exposições.

B - Básica
     Consiste em conferências sobre disciplinas do Pensamento Estratégico e do Método de Planejamento Estratégico da ESG, ministradas por componentes do Corpo Permanente da Escola Superior de Guerra.
     Como o Pensamento Estratégico é composto de regras, princípios, preceitos, conceitos, tudo é discutido em tese, tendo por base a lógica, o raciocínio, o bom senso, em colocação elevada e sem descer ao exame de problemas específicos da realidade regional ou nacional. É, a rigor, a proposição do dever ser.

C - Conjuntural
     É constituída de conferências sobre a realidade regional e nacional. As conferências são proferidas por técnicos, profissionais renomados, autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário que trazem aos Estagiários o testemunho da ação governamental ou privada nas diversas áreas ou enfoques da vida comunitária. É, então, examinado o comportamento dos diversos ângulos da vida e dos problemas da realidade no Estado e no País, sempre sob a ótica da Segurança e do Desenvolvimento Econômico e Social.

D - Aplicação
     É a última e conclusiva fase do CURSO DE ESTUDOS na qual os Grupos, adredemente organizados, apresentam trabalhos sobre temas que lhes foram oferecidos.

03 - PERÍODO DE REALIZAÇÃO E DURAÇÃO
       O CURSO terá a duração de 17 semanas e uma carga horária de 370 horas, assim discriminada:
  • Exposição de temas e debates
  • Pesquisa e leituras
  • Trabalhos em grupos, viagem e visitas
170 horas
100 horas
100 horas
   
04 – FASES - DURAÇÃO
 
  1. Fase Preparatória
  2. Fase Básica
  3. Fase Conjuntural
  4. Fase de Aplicação
03 semanas
04 semanas
06 semanas
04 semanas
OBS.: Visitas e Viagem (realizadas durante o Curso)

05 - SELEÇÃO E MATRÍCULA
 
  1. Ser brasileiro e ter mais de 18 anos e menos de 65 anos na data da matrícula;
  2. Possuir curso de nível superior ou ser universitário a partir do sexto período;
  3. Estar quite com o Serviço Militar, se do sexo masculino;
  4. Estar em pleno gozo de seus direitos de cidadania.
OBS: Os estrangeiros só poderão ser matriculados em caso excepcional, com autorização expressa da Presidência da ADESG.

  1. A seleção dos candidatos é privativa do Delegado, do Vice-delegado e do Representante, podendo ser atribuída a uma Comissão Especial a tarefa, caso seja conveniente para facilitar o processo seletivo;
  2. O candidato selecionado deverá contribuir com o pagamento do CURSO no valor estipulado na época de sua realização, para cobrir despesas com o fornecimento de material didático e administrativo, bem como custos relativos à organização e execução do CURSO, tais como eventos programados, equipamentos, sessões solenes, hospedagem e alimentação dos conferencistas.

06 - SISTEMÁTICA DE MATRÍCULA
 
  1. Análise da Ficha de Inscrição, preenchida pelo candidato;
  2. Entrevista pessoal ou em Grupo;
  3. A matrícula do candidato será autorizada, a critério do Delegado ou Representante, tendo em vista as letras "A e B" deste item. Selecionado, o candidato pagará a taxa de inscrição que não será devolvida, sob qualquer hipótese;
  4. No ato da matrícula deverá ser preenchida a Ficha Biográfica, juntando-se cópias de diplomas, certificados e 04 fotos 3x4 cm, coloridas (com paletó e gravata).

07 - VISITAS E VIAGEM DE ESTUDOS
       As Visitas e Viagem de Estudos são atividades de trabalho, cujos objetivos são a análise e o conhecimento das realizações do Poder Público e das Entidades Privadas e da importância dos mesmos no contexto do Poder Nacional, levando-se em consideração a Segurança e o Desenvolvimento Nacionais. Inobstantemente, nada impede que na referida viagem constem aspectos turísticos, desde que a programação tenha atingido os objetivos do CURSO.

     Serão realizadas no decorrer do Curso, observada a disponibilidade das Entidades visitadas, com custos para os Estagiários.

08 - CONDIÇÕES PARA A CERTIFICAÇÃO
 
  1. Findas as atividades, haverá uma Sessão Solene de Encerramento do CURSO, ocasião em que serão entregues os CERTIFICADOS aos concluintes;
  2. Três são as condições exigidas para o Estagiário fazer jus ao recebimento do Certificado:
    1. freqüência igual ou superior a 80% das atividades programadas;
    2. adimplência, ou seja, estar quites com a Tesouraria da Delegacia;
    3. participação efetiva na elaboração do Trabalho em Grupo a que estiver vinculado.

09 - OUTRAS INFORMAÇÕES
 
  1. As conferências do CURSO serão realizadas em auditório e o local será informado por ocasião da matrícula;

  2. O traje “passeio completo” deverá ser usado pelos Estagiários nas atividades de auditório. Em caso de não necessidade desse traje em algumas atividades, serão informados com antecedência;

  3. O horário das conferências é das 20:00 às 22:30h, devendo o estagiário estar presente no auditório 10 minutos antes do início dos trabalhos;

  4. A primeira parte das conferências é sempre expositiva, seguindo-se um intervalo de 15 minutos; a segunda parte é destinada a debates entre os Estagiários e o Expositor, sob controle da Coordenação.

Para qualquer outra informação a respeito do CURSO, entre em contato com a ADESG - ES:
 

ADESG - Aqui se estuda o destino do Brasil